quarta-feira, 8 de maio de 2013

Páscoa no CSol


“O rito da páscoa restringe-se a algumas religiões, mas o espírito da páscoa é universal e se faz presente para toda a humanidade. Não obstante às crenças, devemos nos permitir sermos guiados pelos exemplos d'Aquele que tornou-se o divisor da história no decorrer dos tempos. Seus ensinamentos foram de tamanha sabedoria que em qualquer tempo e espaço é possível contextualizar-se e identificar-se com algum ensinamento de Jesus. Em nosso ambiente de trabalho vivenciamos a cada dia uma páscoa, sem ao menos darmos conta disto. Este espaço é a extensão da nossa casa, da nossa família. Passamos a maior parte do dia com as pessoas que aqui encontramos. Portanto é mais do que imprescindível exercitarmos competências como a tolerância, a paciência, a compreensão, a solidariedade, a justiça, etc.

Aceitar aquilo que nos é diferente é um desafio, mas este ideal quando atingido é algo lindíssimo, pois de repente descobrimos que as pessoas não devem ser como nós queremos que elas sejam, mas que cada qual traz em si um leque imenso de virtudes e defeitos. Os defeitos podemos ajudá-la a melhorar sem ter que condená-la por isto. As virtudes devemos não só admirar como também integrar ao nosso estilo de vida. Bons exemplos nunca são descabidos.

É necessário rasgar a alma e dispensar os sentimentos ruins que tem ocupado um espaço que deveria ser usado para humildade, perdão, generosidade e amor. É pelo perdão que a humanidade ganha redenção dos teus erros.

Enfim, a páscoa então é esta oportunidade que temos para refletir e rever nossos próprios conceitos sobre a vida, os sentimentos, comportamentos, pensar possibilidades, libertarmo-nos dos preconceitos e renovarmos as esperanças num futuro que construímos a cada momento no desafio de sermos fiéis à justiça, à honestidade, à paz, em busca de alteridade.

Desta forma cumpriremos com simplicidade nosso papel de co-criadores no processo de evolução da Humanidade... experimentando assim o verdadeiro significado da Páscoa que é a passagem para uma vida nova, a renovação, com muita paz e serenidade em nossos corações!

 (Fernando de Amorim Araújo, http://pensador.uol.com.br/frase/MTEzMDQ3Mw/) 

 Seguindo a linha filosófica do autor acima nós da Escola CSOL exercitamos o nosso jeito de pensar e manifestar as nossas felicitações na ocasião tão consumista e comemorada que é a Páscoa de uma forma educativa não desprezando do mundo infantil a fantasia e a cultura do presente tão esperado que é o ovo de páscoa.