quinta-feira, 14 de maio de 2015

Escola Caminho do Sol experimenta Núcleo Avançado de Literatura Digital

Cena do vídeo: Na Sombra de Uma Árvore
  Estar aberto ao novo é entender esta Geração Z, a primeira verdadeiramente nascida neste novo mundo tecnológico - geração da Internet.

Cena do vídeo: O Convite
Neste ano de 2015 o Caminho do Sol, em parceria com o Studio JPV, inaugurou um núcleo avançado de Literatura Digital. A escola se propõe a se adaptar a esta nova realidade, onde o mundo virtual ocupa um lugar de destaque na vida das crianças que nasceram neste novo milênio. Estamos falando da Gerações Y, Z e ALFA que não vieram apenas para aprender, vieram também para ensinar geração anteriores a entender o que é conectividade social.


Pensando nisto, criamos uma oficina de vídeo para trabalha a linguagem digital, utilizando como ferramentas o celular, a câmera digital, produção de vídeo, internet, compartilhamento e rede social.

Cena do vídeo: Que Cheiro é Este?

As oficinas são ministradas pelo produtor cultural João Paulo Guimarães, especializado em novas mídias. Segundo ele, as Gerações Y, Z e ALFA já nasceram sabendo lidar com esta tecnologia digital, "o que estamos fazendo é potencializar na criança o uso consciente e criativo de produção de conteúdos."

Nos dois primeiros meses já foram produzidos três oficinas de vídeo: Na Sombra de Uma Árvore O ConviteQue Cheiro é Este?

O acesso dessa nova geração à informação é totalmente diferente do que aconteceu com as anteriores. Consequentemente, o processo educacional também mudou, já que essas crianças estão cada vez mais ativas, independentes e adaptadas desde muito cedo às diferentes tecnologias.

Gráfico da divisão das geraçõesBaby Boomers (nascidos
entre o fim da 2ª Guerra Mundial e os anos 1960) até a Alpha.
Especialistas acreditam que crianças nascidas após 2010 são, de fato, mais evoluídas que as outras gerações. “Nosso cérebro está mudando, estamos ficando mais capazes”, comenta a psicóloga Fernanda Fúria. Essa mudança traz um desafio aos pais e aos professores: como educar uma geração que não se contenta apenas com os meios tradicionais de ensino e que exige um aprendizado mais dinâmico, acelerado e conectado às tendências tecnológicas?

Devemos convir que uma criança que desde cedo tem acesso a dispositivos como smartphones, tablets, câmeras fotográficas e videogames não se contentará em ter como método de estudos apenas uma sala de aula fechada, lápis e cadernos, não é mesmo?

A tendência é que, em um futuro não muito distante, o aprendizado seja customizado, com materiais apropriados de acordo com o perfil da criança e focado no que ela gosta, precisa e sabe fazer.